Projeto de inclusão produtiva abre 90 vagas para assistência técnica gratuita em Abaetetuba, Pará
Abertas inscrições até 05 de outubro para seleção de 90 famílias que irão receber assistência técnica rural gratuita por 12 meses, em cadeias da agricultura e do extrativismo.

Assistência técnica rural gratuita irá atender 90 agricultores e extrativistas de Abaetetuba gratuitamente. Foto: Instituto Peabiru.
A Cargill e o Instituto Peabiru tornam pública a abertura de Edital para a seleção de 90 famílias de agricultores, agricultoras e extrativistas a serem beneficiados pelo serviço de assistência técnica rural gratuito por 12 meses. A assistência será voltada a cadeias da agricultura e do extrativismo, e será oferecida pelo projeto “Inclusão Produtiva – Assistência Técnica Rural para famílias das Ilhas de Abaetetuba – ATER Abaeté”.
Em 2018 e 2019, o Instituto Peabiru realizou diagnósticos junto às famílias ribeirinhas das ilhas de Abaetetuba, município no nordeste do Pará, oportunidade em que pôde verificar a vocação das famílias para diversos produtos da agricultura familiar e extrativismo vegetal. Durante a realização dos diagnósticos, verificou-se, também, a necessidade técnica para a potencialização dessa produção, na construção de arranjos locais que permitissem às famílias um melhor posicionamento nas cadeias de valor em que trabalham. O projeto Inclusão Produtiva – Assistência Técnica Rural – ATER Abaeté nasce da identificação dessas necessidades e visa dar apoio técnico a produtores da de produtos da agricultura familiar e do extrativismo para Inclusão Produtiva das famílias das Ilhas de Abaetetuba.
Em 2022, o projeto seleciona agricultores familiares e extrativistas residentes nos Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAE) na região das ilhas de Abaetetuba para receberem assistência técnica rural gratuita, de acordo com os requisitos e orientações do edital.
Quem pode participar?
Para participar os/as interessados/as devem atender aos requisitos:
- Ser residente de um dos Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAE) a seguir:
Santo Antônio II, Santo Afonso, Caripetuba, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora do Bom Remédio, São João Batista II, Ilha Paruru e Santa Maria e Comunidade Quilombola do Bom Remédio; - Ter no agroextrativismo a principal fonte de renda para manutenção da família;
- Utilizar predominantemente mão de obra dos integrantes da família no processo produtivo;
- Ter mais de 18 anos;
- Ter interesse nos serviços oferecidos;
- Trabalhar com mais de uma cultura agrícola.
Período de inscrição:
5 de setembro a 5 de outubro de 2022 pelo telefone ou whatsapp.
Inscrições e mais informações via whatsapp:
Telefone/WhatsApp: (91) 99349-9577.
Todos os requisitos para participação e orientações de inscrição podem ser acessados no Edital de Seleção.