Adolescentes e jovens de povos e comunidades tradicionais participam do encontro Guardiões do Clima, em Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 27/09/2022

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveu, com apoio do Instituto Peabiru, entre os dias 20 e 21 de setembro, o evento Guardiões do Clima: Encontro de adolescentes e jovens de povos e comunidades tradicionais sobre Mudança do Clima.

Participaram cerca de 50 adolescentes e jovens lideranças de populações tradicionais de vários estados do Brasil, indígenas, quilombolas e ribeirinhos que ao final do evento produziram a “Carta das Vozes”. O documento poderá ser utilizado como instrumento de defesa e ação para relatórios oficiais e apresentado em conferências nacionais e internacionais sobre o clima, garantindo a representatividade de adolescentes e jovens desses grupos.

Encontro Guardiões do Clima realizado nos dias 20 e 21 de setembro. Foto: Chico Atanásio

Para Cláudio Melo, gerente técnico do Instituto Peabiru, o encontro ampliou ainda mais os debates sobre questões climáticas. “O encontro foi importante para ampliar o debate sobre as questões climáticas e seus efeitos nas populações tradicionais, dando voz para quem, de fato, está na ponta. Além disso, oportunizamos o fortalecimento de uma rede de parceiros atuantes nos territórios, com o envolvimento e protagonismo de adolescentes e jovens. Foi, além de tudo, um momento de troca de experiências e boas práticas dentro da vivência de cada um”, complementa.

O encontro contou com a participação de jovens e adolescentes dos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Roraima e São Paulo, juntamente com comunidades ribeirinhas, organizações indígenas e quilombolas. 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários