Projeto Mangues da Amazônia promove circuito de finalização do ciclo 2021-2022

Por Instituto Peabiru
Publicado em 29/11/2022

Em fase de conclusão, projeto promove eventos para compartilhar com a sociedade os resultados alcançados em seu primeiro ciclo de realização.

Para finalizar as atividades do primeiro ciclo, o projeto Mangues da Amazônia promove o “Circuito de finalização projeto Mangues da Amazônia – Ciclo 2021-2022”. O circuito conta com atividades que contemplam as comunidades das Reservas Extrativistas Marinhas (RESEX) onde o projeto atua, além de moradores dos municípios de Bragança e Belém, capital do Pará.

O Mangues da Amazônia é um projeto socioambiental com foco na recuperação e conservação de manguezais em Reservas Extrativistas Marinhas do estado do Pará. O projeto é realizado pelo Instituto Peabiru e pela Associação Sarambuí, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. 

O Mangues atua na recuperação e conservação de manguezais em Reservas Extrativistas Marinhas no estado desde 2021 com foco na recuperação de espécies-chave dos manguezais com a integração das comunidades.

A ideia do circuito de finalização é compartilhar com a sociedade os resultados alcançados pelo projeto em diferentes espaços e formatos, como mesas-redondas, rodas de conversa, exposição fotográfica, cinema e música.

Confira a programação do circuito:

Devolutivas de resultados para as comunidades – 03, 10 e 17 de dezembro

Exposição dos resultados das ações socioambientais com moradores das RESEX Araí-Peroba, Tracuateua e Caeté-Taperaçu, autoridades e demais parceiros do projeto. Também terá atividades recreativas para crianças e adolescentes, finalizando com o CineRESEX.

Onde? Comunidades Araí (Araí-Peroba), Nanã (Tracuateua) e Tamatateua (Caeté-Taperaçu).

Quando? Dias 03, 10 e 17, sempre de 09h às 21h. 

Equipe Mangues da Amazônia na RESEX Marinha de Tracuateua. Foto: Lucas Maia

Mangues da Amazônia no Circular #43 – 04 de dezembro

O Mangues da Amazônia participará da #43 edição do Circular, evento realizado a cada dois meses em espaços culturais do centro histórico de Belém. No dia 04 de dezembro como parte da programação que ocorre na sede do Instituto Peabiru. Será realizado um dia dedicado à cultura do manguezal, com exposição fotográfica, roda de conversa, culinária do mangue, carimbo e manguebeat.

Onde?  Na sede do Instituto Peabiru (R. Ó de Almeida, 1083 – Reduto, Belém – PA)

Quando? 04/12, de 09h às 20h. 

Atividade Cultural do projeto Mangues da Amazônia. Foto: Indira Eyzaguirre

1º Fórum Socioambiental do Projeto Mangues da Amazônia – 15 de dezembro

O projeto promoverá debate sobre os resultados obtidos nas áreas ambiental e social do Mangues da Amazônia junto ao público acadêmico, governança e lideranças comunitárias. A programação contará com três mesas redondas, uma roda de conversa, intervenções culturais e uma feirinha de artesãs e produtoras das RESEX.

Onde? No Auditório da UFPA Campus Bragança.

Quando? Dia 15/12, de 08h às 17h.

Mangues da Amazônia no 1º Seminário de Educação Ambiental da REDAGUA. Foto: Rodrigo Campanário.

Noite Cultural Mangues da Amazônia – 20 de dezembro

Para fechar as programações do Circuito de Finalização, o Mangues da Amazônia fará uma noite de celebração reunindo as diversas expressões culturais que permearam o projeto do início ao fim, como música, dança, poesia e cinema. Também ocorrerá o lançamento do documentário “Manguezal: maretório feito de nós” e do curta ficcional “Café das Almas”, do diretor Bragantino San Marcelo. A Noite Cultural também contará com cerimônia de certificação de pessoas e instituições que apoiaram a realização do projeto, apresentação de artistas das RESEX Marinhas, dentre outros.

Onde? No Liceu da Música de Bragança (Centro, Bragança – PA).

Quando? Dia 20/12, de 17 às 22h.

Frame do documentário “Manguezal: maretório feito de nós”, que será lançado na Noite Cultural do dia 20/12. André Mardock/Marahu Filmes.

Saiba mais
Acompanhe todas as ações do Mangues da Amazônia em seus canais de comunicação. Acessse manguesdaamazonia.org.br

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários