Novos projetos são selecionados para desenvolvimento de negócios em Barcarena

Por Instituto Peabiru
Publicado em 10/02/2023

Os participantes terão apoio do Projeto Tipitix até maio deste ano, para estruturar modelos de negócios em cadeias produtivas agrícolas.

Empreendedores selecionados para o novo ciclo do projeto Tipitix.

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), Albras, a Fundação Mitsui Bussan do Brasil e o Instituto Peabiru divulgaram no último dia 31 de janeiro os selecionados para o quarto Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do projeto Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário, uma iniciativa de promoção de soluções de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Foram 11 projetos escolhidos para iniciar a jornada de empreendedores, individuais ou em grupos, que receberão suporte em assessoria técnica na adequação de seu modelo de negócio; infraestrutura para o beneficiamento de sua produção; apoio em design e assessoria comercial para colocar o produto e/ou serviço no mercado; assim como suporte administrativo e contábil para os procedimentos referentes à formalização e gestão do negócio.

“A partir de agora, os selecionados receberão todo o suporte necessário para que em quatro meses possam desenvolver o produto e assim, em junho, estejam preparados para a comercialização em uma escala mais ampla. Hoje, os produtos do Tipitix, desenvolvidos nos ciclos anteriores, são um sucesso, disponíveis em diversos pontos de vendas físicas, inclusive na capital Belém, no Maranhão e em Minas Gerais, além da venda online para todo o Brasil”, avaliou Milene Maués, gerente de parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

Entre os projetos selecionados está o suco de frutas da dona Natalina Coutinho, que já participou do segundo ciclo e desenvolveu as geleias Açucena, preparadas pelas mulheres da comunidade de Itupanema, em Barcarena, utilizando frutas da região amazônica cultivadas nos quintais das famílias. “Para mim, é gratificante poder voltar a viver da agricultura familiar. Saí do campo para proporcionar uma vida melhor aos meus filhos e, agora que eles estão formados, quero voltar a viver da minha produção no sítio. Estou conseguindo ampliar minha renda com o conhecimento que tenho adquirido nos projetos da Hydro”, conta Natalina.

Outra selecionada é a dona Silvana dos Anjos, com seu sorvete de abacaxi. Ela também já participou do segundo ciclo e desenvolveu a marca Dos Anjos. A produção de picolés e sorvetes é tradição em sua família há décadas. Com uma pequena produção caseira, eles atenderam durante muitos anos o mercado local de Barcarena, tendo a venda dos sorvetes como sua principal fonte de renda. Agora, em uma nova fase, a família qualificou a produção e traz sorvetes de frutas amazônicas, ampliando os sabores neste novo ciclo. O sorvete da dona Silvana já foi premiado com o segundo lugar, na categoria sobremesa, na 4a edição do Concurso Gastronômico do Festival do Abacaxi, realizado em novembro de 2022 em Barcarena.

Sobre o Tipitix

O Tipitix não é apenas um espaço de beneficiamento e sim uma unidade de negócio que pretende oferecer para diferentes empreendedores e grupos sociais relacionados à agricultura familiar a possibilidade de acesso à novos mercados ou aos mesmos mercados em melhores condições. O projeto recebeu um investimento, voluntário e espontâneo, de R$ 2,6 milhões, para realizar 4 ciclos de desenvolvimento de negócios, sendo até o 3° ciclo, o total de 27 marcas criadas e 48 produtos lançados.

Entre os produtos já lançados no mercado estão as geleias de açaí e muruci, cobertura para sorvete de açaí, taperebá e cupuaçu, pão de queijo de macaxeira, maniva temperada, molho de pimenta de tucupi e muitos outros.

Para saber mais sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro e seus projetos acesse:

Para saber mais sobre o Projeto Tipitix e como adquirir os produtos acesse:

Conheça os empreendedores selecionados para o quarto Ciclo de Desenvolvimento de Negócios

  • Abilene Pereira de Brito – Chocolate em pó
  • Ana Carla Monteiro de Souza – Urucum temperado
  • Andrea do Socorro Batista da Silva – Bolo artesanal
  • Azanate dos Santos Ramos (Naty) – Jambu
  • Edicleia Gutierrez Alves – Chocolate
  • Edileia do Socorro Cristo Rocha – Canjica de macaxeira
  • Heleine Cristina Batista Marques – Barra de cereal de banana
  • Maria do Socorro Souza Brito – Polpa de fruta
  • Natalina Jesus da Costa Coutinho – Suco de fruta
  • Silvana de Fátima Farias dos Anjos – Sorvete de abacaxi
  • Waldir Miranda (Hans) – Salgados veganos
***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários