Instituto Peabiru e UNICEF celebram resultados da Semana do Bebê Quilombola no Pará

Por Instituto Peabiru
Publicado em 24/02/2023

Entre maio e dezembro de 2022, o Instituto Peabiru realizou ações de apoio, mobilização e monitoramento em 39 municípios paraenses visando a promoção da saúde para a primeira infância quilombola.

*Com informações de UNICEF Brasil

Semana do Bebê Quilombola realizada em Tracuateua. Foto: reprodução

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, mobilizou 39 municípios do Pará para realização da Semana do Bebê Quilombola, como parte das ações do Selo UNICEF. De forma estratégica, a Semana do Bebê Quilombola estimula que gestores e equipes das políticas públicas, parlamentares, iniciativa privada, entidades da sociedade civil, instituições religiosas, comunidades quilombolas e sociedade em geral possam refletir e agir de forma articulada, para priorizar em suas ações a proteção e promoção dos direitos das crianças quilombolas.

Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, conta sobre a parceria entre o Instituto Peabiru e o UNICEF para auxiliar os municípios na realização da agenda. “A Semana do Bebê é uma ação que o Peabiru já trabalha há pelo menos nove anos, em toda a Amazônia Legal, porém, essa atenção especial às populações quilombolas é novidade no Pará”, afirma. “Esta parceria tem sido fundamental para as nossas crianças quilombolas, em especial para que a primeira infância seja colocada em destaque como prioridade nas políticas públicas”. O projeto é uma estratégia do UNICEF para os municípios do Selo UNICEF e, somente em 2022, foram cerca de 300 Semanas do Bebê na Amazônia Legal.

Mobilização nos municípios gerou resultados positivos

A participação de lideranças quilombolas durante o processo de construção das Semanas do Bebê Quilombola possibilitou que as ações atendessem as necessidades das comunidades, destacando-se a atuação da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU) como essencial parceira na mobilização e articulação dos territórios.

Dos 39 municípios mobilizados pelo Instituto Peabiru no Pará, 10 realizaram a Semana do Bebê Quilombola até o momento, alcançando diretamente 4 mil pessoas.

Semana do Bebê Quilombola realizada em Óbidos. Foto: reprodução

O evento realizado em Óbidos, no Pará, contou com a participação de 679 pessoas. A líder quilombola Rosa dos Santos, da Comunidade Matá, considera a Semana do Bebê Quilombola de Óbidos um grande sucesso. “Foi muito importante esse evento, não só para as comunidades, mas acredito que também para as pessoas que vieram de fora e viram a nossa realidade”. A programação em Óbidos incluiu mesas de conversa sobre a infância quilombola, luau com artistas, orientações sobre o Auxílio Brasil, vacinação de campanha e vacinação de rotina, atendimento odontológico, atividades lúdicas com crianças e muito mais.

Já a Semana do Bebê Quilombola do Moju, nordeste do estado, atendeu cerca de 28 comunidades e 565 pessoas, com programações especiais focadas nos setores da saúde, educação e assistência.

Para Sandra Lima, secretária de Educação de Moju, um dos motivos para a realização da Semana do Bebê Quilombola é contribuir com a população quilombola do município. “A gente está parando para refletir sobre o que está faltando lá, o que eu ainda não consegui olhar para o atendimento das crianças, o que a gente ainda pode estar fazendo por elas”.

Ainda segundo a secretária, a Semana do Bebê Quilombola é uma adesão recente, e ela defende sua importância: “A gente tem que recompor todo um passado que ficamos devendo a elas (as crianças quilombolas)”, diz. “Esse recorte é justamente para a gente poder dar de volta esse direito de sobrevivência, direito de desenvolvimento delas com segurança até os seis anos de idade”.

Sandra também declarou que o apoio prestado pelo Instituto Peabiru é extremamente relevante para a equipe de Moju. “(O Instituto) vem dando os direcionamentos, fazendo as provocações necessárias para que o grupo de sistematização e de articulação possa ir por caminhos mais seguros”.

Próximos passos

Abaetetuba e Ananindeua são mais dois municípios mobilizados no estado para a realização da Semana do Bebê Quilombola nos primeiros meses de 2023, com a meta de alcançar mais de 11 mil pessoas.

O processo de mobilização despertou nos municípios, mesmo aqueles que ainda não definiram data fixa, o interesse de realizar a Semana do Bebê Quilombola este ano, entrando para o calendário anual de ações municipais.

Todos estes municípios que mostraram interesse serão monitorados e terão o suporte técnico do Instituto Peabiru em 2023, pois a Semana do Bebê Quilombola integra a agenda da iniciativa Selo UNICEF 2021-2024.

Clique no botão abaixo e acesse o relatório para conhecer os resultados da Semana do Bebê Quilombola em 2022.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2.023 municípios aderiram e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários