Instituto Peabiru formaliza parceria com Ministério Público do Tocantins pela saúde de crianças e adolescentes

Por Instituto Peabiru
Publicado em 24/05/2023

A parceria tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e de adolescentes nos municípios tocantinenses, como forma de fomentar as atividades do projeto Selo UNICEF.

O Instituto Peabiru, por meio do Selo UNICEF, formalizou parceria de cooperação técnica com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), no último dia 15, segunda-feira. A ação tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), do Serviço Social da Indústria (Sesi/TO), da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), e da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

A parceria pretende aumentar as coberturas vacinais de crianças e de adolescentes tocantinenses, nos 139 municípios do estado. O projeto “MP Vacina”, do Ministério Público do Tocantins, foi desenvolvido para monitorar, mobilizar e apoiar as equipes em todas as localidades, de forma convergente com as atividades propostas pelo Selo UNICEF.

O MP Vacina faz parte da agenda cidadã promovida no Tocantins desde o início do mês de maio. O objetivo da ação foi fortalecer a parceria entre o Selo UNICEF e as instituições que atuam pelas infâncias do Tocantins, como uma forma de garantir direitos de crianças e adolescentes na educação, assistência social, cidadania e justiça.

Cláudio Melo, coordenador de projetos do Instituto Peabiru, relata que a parceria com o estado do Tocantins é um trabalho desenvolvido para agregar forças: “essa parceria vem para que a gente possa unir forças entre Ministério Público, Instituto Peabiru, Governo do Estado e outros parceiros, para dar suporte aos municípios, pra que eles consigam aumentar as coberturas vacinais, visto que elas caíram muito nos municípios. A vacinação é uma das prioridades do Selo UNICEF”, ressalta. 

A união da Busca Ativa Vacinal (BAV), metodologia usada pelo Selo UNICEF, em conjunto com o projeto “MP Vacina”, no Tocantins, é a estratégia utilizada pelos parceiros, garantindo o  monitoramento e a promoção da vacinação no território tocantinense. “Por meio da Busca Ativa Vacinal, o Selo chega aos municípios, apresentando essa metodologia para que as equipes municipais possam se organizar, identificar as crianças que não se vacinaram, e garantir a vacinação delas. O MP (do Tocantins) também tem um projeto chamado MP Vacina. Então, o que a gente fez foi somar esforços”, complementa Cláudio Melo.

Lançada no final de 2022, a Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma metodologia social e gratuita, que está disponível para todos os municípios brasileiros, independente de estarem ou não no Selo UNICEF. A plataforma é usada como ferramenta comunicacional entre as equipes atuantes na BAV. Para começar o trabalho na Busca Ativa, as equipes precisam ser cadastradas, e, após isso, precisam registrar, acompanhar e solucionar as ocorrências dentro da plataforma. A BAV auxilia no monitoramento e entendimento dos casos das crianças e adolescentes que não se vacinaram, com qualquer tipo de vacina.

A partir da formalização da parceria, as equipes do Selo UNICEF pretendem apresentar as metodologias da Busca Ativa Vacinal, proporcionar suporte técnico aos municípios, promover capacitações e formações às equipes dos municípios e monitorar o desempenho no Tocantins. Segundo Cláudio, as ações não serão restritas ao estado do Tocantins, nem aos municípios integrantes do Selo UNICEF.

Sobre o Selo UNICEF

O maior projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é o Selo UNICEF. Municípios do semiárido e da Amazônia são convidados e, ao aderirem à iniciativa, assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes. Na edição 2021-2024 do Selo UNICEF, 2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação. Este é o maior número de adesões da história do programa, com a presença de 1.347 municípios do Semiárido Brasileiro, distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E outros 676 municípios localizados na Amazônia Legal Brasileira, compreendida pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em Mato Grosso, 78 municípios aceitaram o convite para participar do Selo UNICEF. Atualmente, 58 continuam comprometidos com a iniciativa.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários