Marajó aplicou mais de 4.000 doses de vacina contra COVID-19 no dia “Dia D” de vacinação

Por Instituto Peabiru
Publicado em 07/06/2023

Vacinas sendo aplicadas em comunidades Quilombolas distantes, vacinação na rua, com  adolescentes chamando as pessoas para se vacinarem, vacinação à noite, no sábado e roda de conversa com adolescentes. Esses foram alguns dos momentos marcantes do Dia D de vacinação, que registrou mais de 4.000 mil doses aplicadas. Além das vacinas contra a COVID-19, foram aplicadas a vacina contra a gripe e outras previstas no calendário vacinal geral. A ação, que faz parte da mobilização do Projeto “Te Sai Covid”, tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a COVID-19, no Marajó.  

O Dia D de vacinação foi realizado pelo Instituto Peabiru, com apoio institucional do Selo UNICEF, que cumpriu a agenda nos municípios. O projeto é uma parceria das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios, e com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), e conta com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI.

Comunidade Quilombola, em Gurupá 

Participaram da ação os municípios de Afuá, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Gurupá, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure. O projeto Te Sai Covid apoiou a logística de vacinação dos municípios, para que elevem a sua cobertura vacinal com materiais como: máscaras descartáveis, toucas, luvas, seringas e agulhas descartáveis, caixas térmicas, combustível, aluguel de lancha, freezer, tendas, gelox, termômetros, lanche para as equipes de vacinação, etc.

“O que fica? A sensação que fica é de que sim, é possível. É possível  através da intersetorialidade, quando diferentes secretarias, diferentes órgãos de um mesmo governo trabalham de forma integrada para que a vacinação aconteça. A vacina no braço não depende só da secretaria de Saúde, a saúde é um direito e o cidadão imunizado deveria ser uma prioridade de diversas secretarias. Percebemos que é possível, através de um trabalho integrado, entre as secretarias de estado, prefeituras dos municípios, organizações da sociedade civil, como nós do Instituto Peabiru, com o apoio de instituições internacionais, no caso da USAID e parceiros”, explica Edgar Barra, gerente do projeto Te Sai Covid.

“Nós fizemos juntos essa ação. Desde quem pensou o ‘Dia D’, junto aos municípios que toparam, secretários e diretores até a pessoa que vacinou, a pessoa que fez a limpeza no final, até o motorista: todos nós fizemos essa ação. Então, a sensação que fica é: sim, é possível, e com destaque para intersetorialidade e para integração de diferentes parceiros”, completou.

Vacinas sendo aplicadas à noite no município de Portel.


O município de Salvaterra vacinou em todas suas unidades de saúde e colocou um piso só para receber a ação central na Secretaria de Saúde. Segundo o prefeito de Salvaterra, Carlos Gomes, toda a Secretaria esteve envolvida para que houvesse êxito na vacinação. “Sabemos que a pandemia levou muitas famílias a chorar no passado, mas tenho certeza que agora com o empenho da nossa Secretaria, com o empenho do povo e da população aqui de Salvaterra estamos resgatando essas famílias que perderam. Só tenho que agradecer a população e agradecer a todos os profissionais da saúde do município. ” afirmou 

Para a Secretária de Saúde do município de Soure, Maria Helena Nazaré, mesmo com o fim da emergência de saúde da COVID-19, é preciso reforçar a prevenção: “A COVID precisa de controle, precisa de combate; precisa que a gente una nossas forças. E nós moramos em uma ilha e a gente sabe que nós precisamos das parcerias, e essa parceria pra nós é de suma importância”, pontuou.

Segundo Jorge Machado, adolescente que foi mobilizado na primeira fase do projeto e participou da campanha de comunicação, as vacinas são muito importantes para todos. “Aqui é mais interior. Então algumas pessoas não têm tanta informação, principalmente pra gente da nossa idade, que está começando agora a receber esse tipo de informação. O projeto do Te Sai Covid foi muito legal aqui, porque trouxe várias crianças da minha idade, teve a interatividade… Foi muito bacana a forma como explicaram pra gente, todo mundo entendeu muito claramente, foi uma experiência muito legal”.

A mãe de Jorge, Ana Beatriz, ficou orgulhosa do posicionamento do filho e reforçou a importância das vacinas. “É importante a gente continuar esse processo, porque a questão da COVID é uma questão de saúde pública, é uma questão de saúde coletiva. Então a gente toma as vacinas não só pra gente, mas para os outros. Então, a gente tem essa educação e esse cuidado com nossa saúde”, reforçou.

Vacinas sendo aplicadas na rua, com adolescentes chamando as pessoas para se vacinarem 

Sobre o projeto Te Sai Covid –  O Te Sai Covid procura diminuir os impactos da COVID-19 nos municípios do Marajó, a partir da mobilização de adolescentes e jovens e publicação de mensagens de comunicação. O objetivo é o aumento da vacinação e combate às fake news. A partir do conhecimento local e contexto vivido pelas comunidades dos municípios, o Te Sai Covid articula com vários setores da sociedade, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. O projeto é uma realização do Instituto Peabiru, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI.

Campanha de  Comunicação – Depois de entender o contexto desses municípios (após o Diagnóstico Situacional sobre os entraves para melhorar a cobertura vacinal contra a COVID-19), o projeto está realizando uma Campanha de Comunicação com a linguagem local, acessível e comunitária visando impactar a população para a melhor adesão à vacinação e combate às notícias falsas. Esta campanha está sendo veiculada via redes sociais, com o protagonismo de adolescentes, jovens e influenciadores.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários