Livreto

 

gerenciamento.projetos.desenvolvimento.educação.ambiental.publicação> Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento e Educação Ambiental

Qual seria o propósito da profissionalização do gerenciamento de projetos (GP) em organizações do terceiro setor? Em que medida é vantajoso para estas organizações, que já se encontram bastante atarefadas, investirem tempo e recursos para incorporar novas práticas de gerenciamento de projetos? Para que servem boas práticas internacionais de GP para as pequenas organizações, que manejam limitados recursos?

 

 

 

Guia.projetos.sociambientais

> Guia de Gerenciamento de Projetos Socioambientais

Este guia pretende compartilhar a experiência do Instituto Peabiru em gerenciamento de projetos socioambientais. O Guia  apresentar algumas técnicas e ferramentas, testadas e utilizadas, por inúmeros profissionais de gerenciamento de projetos ao redor do mundo, e que foram incorporadas à metodologia de gestão do Instituto Peabiru.

 

 

 

 

vivapesca.guia.construção.acordos.pesca.riocanaticu

Viva Marajó – Guia de Construção de Acordos de Pesca no Rio Canaticu

Programa Viva Marajó com o objetivo de contribuir para a implementação e
consolidação de áreas protegidas do Arquipélago do Marajó para a melhoria da qualidade de vida, a conservação da biodiversidade e da cultura e promoção da sustentabilidade.   Este documento tenta dar conta do processo de implementação deste projeto e como registro metodológico dos Acordos de Pesca do Rio Canaticu. 

 

 

 

2.fortalecimento.arranjo.cadeiadevalor.açai.marajo

> Planejamento Estratégico para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local da Cadeia do Açaí do Marajó – Uma Construção Coletiva e Territorial 

Subsidiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, este projeto, tema desta publicação, foca no fortalecimento das organizações sociais para desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais – APL’s do açaí e da andiroba no Marajó. 

 

 

abelhas.nativas.amazonia.populações.tradicionais

> Abelhas Nativas da Amazônia e Populações Tradicionais – Manual de Meliponicultura 

Pesquisas aplicadas do Instituto Peabiru sobre as abelhas nativas da Amazônia demonstram o potencial da meliponicultura – produção de mel de abelhas sem
ferrão – como cadeia de valor sustentável e participativa. Este manual traz, de maneira simples e resumida, orientações básicas de como criar, manejar e produzir
mel de abelhas nativas sem ferrão, a partir da realidade de comunidades tradicionais que habitam a região amazônica, como estratégia de conservação da sociobiodiversidade.

 

 

 

mata.amazonica.atlantica.floresta.terrafirme

> Mata Amazônica Atlântica – Uma das Últimas Florestas de Terra Firme do Litoral do Pará

O projeto Casa da Virada do Instituto Peabiru, com patrocínio da PETROBRAS, reúne um conjunto de ações de educação ambiental, desenvolvimento de cadeias de valor e direcionadas para atuar com as comunidades tradicionais da região do Salgado Paraense. As expedições científicas – parte das pesquisas desenvolvidas pelo Projeto – que encontraram a rara Ilha de Ipomonga, no município de Curuçá, no Pará – a Mata Amazônica Atlântica.  
%d blogueiros gostam disto: