Caderno de Indicadores traz perguntas de monitoramento ambiental para uso das comunidades

Capa_Caderno de Indicadores

Monitorar o bem-estar social e a conservação ambiental na comunidade é um dos objetivos do Caderno de Indicadores de Monitoramento Ambiental Comunitário, lançado pelo Projeto Casa da Virada, desenvolvido pelo Instituto Peabiru no município de Curuçá, no Salgado Paraense. Faça o download aqui.

O processo de construção dos indicadores, com a elaboração do caderno com as perguntas de monitoramento, apontadas pela própria comunidade, foi coordenado pela pesquisadora e professora do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará (Campus Bragança), Moirah Menezes, que acompanhou com as lideranças locais o exercício de reflexão sobre a própria realidade, identificando problemas e potencialidades, para criação e aplicação da ferramenta.

Segundo Menezes, a questão do lixo, desmatamento e participação da gestão da Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá, no entorno da qual o município está localizado, são algumas das questões levantadas pelas lideranças locais. “Através das repostas das perguntas será possível quantificar e localizar os problemas, como por exemplo, listar as áreas que não tem serviço de coleta de lixo, identificar as áreas onde ocorrem atividades de desmatamento”, explica.

O Caderno de Indicadores de Monitoramento Ambiental pode ser aplicado pelos próprios comunitários, pescadores, caranguejeiros e marisqueiras. Os dados recolhidos podem subsidiar documentos para cobrar políticas públicas e contribuir para mudanças de hábito familiares e pessoais. O Projeto Casa da Virada tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

, , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: