Selo UNICEF – Marcha Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 18/05/2018

Nesta sexta-feira, (18 de maio), foi realizado a II Marcha a Belém em Defesa dos Municípios, principal momento do movimento municipalista do estado do Pará. O evento destinado ao diálogo de gestores municipais, bancadas de parlamentares estaduais e representantes do Governo do Estado, para a definição de encaminhamentos e soluções a pequeno, médio e longo prazo. E o Instituto Peabiru por meio do Selo UNICEF esteve presente para mobilizar os municípios inscritos no Selo.

 

Prefeito Wagner Machado, municipio de picarra

Kássia Fernandes (técnica do Instituto Peabiru e articuladora Social do Selo UNICEF) e o vice-precidente da FAMEP e prefeito do municipio de PiçarraWagne Costa Machado com o documento do UNICEF de Linha de Base.

 

O Instituto apresentou ao prefeitos como está o desenvolvimento dos municípios do Selo UNICEF. Foi realizado o atendimento em torno de 25 prefeitos e técnicos municipais, demonstrando como estão enquadrados os municípios paraenses dentro processo do Selo. O documento da Unicef apresentado para os gestores exibe uma Linha de Base, que contém 11 indicadores de impacto classificados, além de orientar em quais pontos há necessidades de melhorias.

Nélio Aguiar, presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, cidade que esta em dia com as etapas e é vencedor do Selo UNICEF, destaca a importância de seguir as etapas deste:

 

“Nós temos uma boa experiência no municipio de Santarém com o Selo UNICEF. […] Recomendo a todas prefeituras que possam aderir, que possam se envolver, buscar atigingir as metas, atingir os índices. Vejo que a gente tem sempre que trabalhar com indicadores e poder transformar aqueles indicadores que são ruins, que são negativos para os nossos municípios, e poder avançar e melhorar nossos indicadores.”

 

acessoria famep, prefeito nélio

Nélio Aguiar presidente FAMEP e prefeito de Santarém.  FOTO: Assessoria FAMEP

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa desenvolvida pelas Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o objetivo de densenvolver trabalhos em prol da redução das desigualdades e garantir os direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e dos Adolescentes (ECA). Nesta edição o Selo Unicef atua nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, buscando fortalecer políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, fortalecendo trabalhos para ampliar as capacidades dos gestores municípais e com estímulo à mobilização dos adolescentes.

O Instituto Peabiru dentro do Selo Unicef tem parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação Dos Municípios Do Estado Do Amapá (Ameap) e com Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Realizando diálogos e auxílio para a execução do Selo.

Leia mais sobre o Selo UNICEF


O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com 19 anos de atividade, sede em Belém do Pará, com a missão de facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade, especialmente para que as populações extrativistas e os agricultores familiares da Amazônia sejam protagonistas de sua realidade. Atua no Pará, Amapá, Maranhão e Bahia.

 

 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários