Povos e Comunidades Tradicionais

O Peabiru tem entre suas prioridades colaborar para que comunidades tradicionais alcancem seus direitos fundamentais, especialmente a segurança fundiária e a segurança hídrica e energética. Neste sentido, destacam-se:

Segurança Fundiária

Invasão de terras tradicionais no Marajó

Campos de arroz em Carchoeira do Arari, no Marajó (Foto: Tarcísio Feitosa GTI-MPE/PA)

A implantação da monocultura do arroz irrigado em Cachoeira do Arari trouxe forte impacto socioambiental e insegurança fundiária a comunidades tradicionais na região dos campos do Marajó. Com um processo de licenciamento ambiental falho, os ganhos desta cultura agrícola atraem novos fazendeiros para regiões de grande presença quilombola, como é o caso da vizinha Salvaterra. Nestes municípios há mais de 5 mil famílias e mais de 18 territórios quilombolas, a maioria das quais ainda não reconhecidas pelo poder público, como exige a Constituição Federal.

 

 

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.

Artigo – Envolverde – O impacto do plantio de arroz no Marajó

Projetos – Conheça mais sobre nossos projetos na área aqui.

Segurança Hídrica e Energética

 

É impressionante que o acesso a água potável e energia sejam desafios diários a milhares de moradores de uma capital como Belém. O Peabiru, em parceria com o IDEAAS e com a UFPA executam o Programa Luz Para Uma Vida Melhor para indicar caminhos a políticas públicas e construir negócios de base social que apresentem soluções a estas questões

Luz Para Uma Vida Melhor

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS) e o Instituto Peabiru apresentam o programa Luz para uma Vida Melhor, apoiado pela Fundação C.S. Mott. Esta iniciativa se dedica a atender grupos sociais de baixa renda e alto grau de exclusão energética. A parceria envolve, ainda, o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas – GEDAE, da Universidade Federal do Pará – UFPA; o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB; e a Paróquia São Francisco das Ilhas.

Saiba mais – Conheça a página do nosso projeto aqui.

Relatório –Um relatório prévio foi feito em visita a comunidade Nossa Sra. da Conceição, localizada no rio Jamaci na ilha de Paquetá, com a intenção de levantar informações referentes ao uso da água, energia elétrica e descarte do lixo. Confira relatório aqui.

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.

Mídia – Veja a galeria de fotos do projeto aqui.