Engajamento socioambiental do setor privado


Construir parcerias com empresas, entes públicos e comunidades afetadas pelas operações da empresa em prol da sustentabilidade, especialmente para: a. a mediação de conflitos; b. implementação de tecnologias sociais para solução de problemas do entorno de empreendimentos; c. fortalecimento da organização social para representatividade de atores de interlocução com o poder público e a iniciativa privada; e d. construção participativa de planos de desenvolvimento local. Destaque para cadeias de valor da palma (dendê), papel e celulose e mineração.

Desde o seu nascimento, o Instituto Peabiru presta serviços a diferentes empresas e órgão públicos e privados. Algumas destas empresas mantêm relações com o Peabiru há mais de uma década, como a Agropalma SA e a Suzano Papel e Celulose. Entre os parceiros estão Agropalma, Amata, Alcoa, Biofílica, Dow Corning, Guamá Resíduos (Grupo Solvi), Hydro, Imerys, Natura, Petrobrás, Suzano Papel e Celulose, Fundação Vale e Vale.

Na seção sobre Financiadores pode-se conhecer os principais trabalhos realizados nos últimos 5 anos.

Na sequência, conheça nossos projetos e parcerias no tema:


Plataforma Parceiros pela Amazônia


A PPA é uma plataforma do setor privado que tem a missão de fomentar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, catalisando investimentos e congregando esforços através de projetos conjuntos que promovam a conservação da biodiversidade, das florestas e dos recursos naturais amazônicos. Sua rede de membros é formada por mais de trinta empresas, associações privadas e organizações da sociedade civil, com atuação em relevantes segmentos produtivos nos cenários nacional e internacional. Entre as empresas membro estão nomes como Agropalma, Ambev, Beraca, Cargill, Coca-Cola, Imerys, Natura e Sol Informática. Além de importantes associações setoriais como ABAG, AIMEX e Simineral.

O Instituto Peabiru, junto à ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) e ao IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) atua na facilitação e implementação das ações dos 4 Grupos Temáticos da Plataforma. A PPA conta com o apoio de USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical).

➥Visita a página da PPA em nosso site.
➥Conheça todas as nossas ações na Plataforma Parceiros pela Amazônia aqui.
➥ Site da Plataforma Parceiros pela Amazônia: ppa.org.br


Cadeia da Palma

Nordeste do Pará está se tornando um grande pólo brasileiro de produção de óleo de palma. Foto: Rafael Araújo


A cadeia de valor da palma ((Elaeis guineensis), conhecida como dendê, apresenta forte crescimento no Pará, onde se concentra mais de 90% da produção brasileira de óleo de palma, de cerca de 300 mil toneladas/ano (0,57% da produção mundial). O interesse pela cultura aumentou na última década com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Desde 2009, o Instituto Peabiru realiza pesquisas e ações pioneiras sobre esta cadeia de valor. Entre os principais parceiros destacam-se a Agropalma SA, e a Petrobras Biocombustível, que hoje compõe a Belém Bioenergia Brasil (BBB). Para esta última, entre 2010 e 2011, o Instituto Peabiru realizou uma série de diagnósticos preliminares que compuseram o Marco Zero da chegada da empresa ao município de Tailândia. Foram estudos do meio físico, do patrimônio arqueológico a levantamentos preliminares de botânica e da fauna (abelhas nativas, anfíbios, repteis, aves e pequenos mamíferos) em onze propriedades rurais e seu entorno.

Mais sobre a Cadeia da palma.


Documentário – Programa Indicadores de Sustentabilidade e formação de pesquisadores socioambientais


Saiba mais
Confira aqui mais detalhes do estudo.

Clipping
Veja matérias relacionadas aqui.

Mídia
Veja a galeria de fotos do programa aqui.

Fortalecimento Vila Palmares

Sem regularização fundiária, população fica sem acesso a saneamento e outros direitos sociais. Foto: Arquivo Peabiru.


A Associação de Moradores do Distrito de Palmares aguarda um posicionamento do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) sobre o processo de integração do território de Vila dos Palmares como parte do município de Tailândia, no nordeste do Pará. O primeiro passo para a regularização fundiária foi dado em janeiro de 2012, quando a área da localidade foi reservada no Decreto Estadual Nº 328/2012, pelo governador Simão Jatene, para doação ao município. Porém, desde então poucos passos foram dados.

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.


Philips do Brasil e o Programa Ilumine Seu Jogo

A iniciativa global de responsabilidade social corporativa da Philips é um compromisso do setor privado com o programa da ONU “Energia Sustentável para Todos” e que busca melhorar a vida das pessoas em áreas rurais e urbanas, oferecendo energia e tecnologias sustentáveis de iluminação em locais de baixa renda.

Jovens de Cotijuba jogam em campo iluminado por energia solar. Foto: Eric Stoner.


Atualmente a iniciativa já levou energia solar a mais de 90 campos instalados na África e América Latina e para comunidades do Rio de Janeiro, do Recife e de São Paulo, no Brasil.

Clipping
Veja matérias relacionadas aqui.

Mídia
Veja vídeos do projeto na mídia aqui.