Povos e Comunidades Tradicionais

Marajó

Invasão Arrozeiros Marajó

Campos de arroz em Carchoeira do Arari, no Marajó (Foto: Tarcísio Feitosa GTI-MPE/PA)

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.

Escuta Marajó

O programa Viva Marajó é uma ação do Instituto Peabiru e do Fundo Vale para o
Desenvolvimento Sustentável da região do Marajó envolvendo parcerias científicas, institucionais e de financiadores. Trata-se de um conjunto de ações de longa duração, a partir da valorização dos capitais ambiental, socioeconômico e cultural, para fortalecer processos de transformação das comunidades do Arquipélago do Marajó.

Diagnóstico – Viva Marajó: Escuta Marajó-Diagnóstico Socioeconômico, Ambiental e Cultural do Arquipélago do Marajó Publicado em: Instituto Peabiru. Belém, Brasil. Novembro, 2011.

Saiba maisVeja mais estudos na área aqui.

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.

Projetos – Conheça mais sobre nossos projetos na área aqui.

Segurança Hídrica e Energética

Ilumine Seu Jogo

A iniciativa global de responsabilidade social corporativa da Philips é um compromisso do setor privado com o programa da ONU “Energia Sustentável para Todos” e que busca melhorar a vida das pessoas em áreas rurais e urbanas, oferecendo energia e tecnologias sustentáveis de iluminação em locais de baixa renda.

Jovens de Cotijuba jogam em campo iluminado por energia solar. (Foto: Eric Stoner)

Atualmente a iniciativa já levou energia solar a mais de 90 campos instalados na África e América Latina e para comunidades do Rio de Janeiro, do Recife e de São Paulo, no Brasil.

Clipping –Veja matérias relacionadas aqui.

Mídia – Veja vídeos do projeto na mídia aqui.

Luz Para Uma Vida Melhor

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS) e o Instituto Peabiru apresentam o programa Luz para uma Vida Melhor, apoiado pela Fundação C.S. Mott. Esta iniciativa se dedica a atender grupos sociais de baixa renda e alto grau de exclusão energética. A parceria envolve, ainda, o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas – GEDAE, da Universidade Federal do Pará – UFPA; o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB; e a Paróquia São Francisco das Ilhas.

Saiba mais – Conheça a página do nosso projeto aqui.

Relatório –Um relatório prévio foi feito em visita a comunidade Nossa Sra. da Conceição, localizada no rio Jamaci na ilha de Paquetá, com a intenção de levantar informações referentes ao uso da água, energia elétrica e descarte do lixo. Confira relatório aqui.

Clipping – Veja matérias relacionadas aqui.

Mídia – Veja a galeria de fotos do projeto aqui.

%d blogueiros gostam disto: